Novembro é o mês azul, período criado para conscientizar sobre a importância dos exames periódicos de próstata por meio de campanhas de conscientização e a Neoderme apoia totalmente esta campanha.
Durante estes 30 dias, a ideia é que os homens despertem para a prevenção através de várias ações de sensibilização que visam destacar a importância do controle urológico anual como o melhor método de prevenção das doenças da próstata. A campanha tem como alvo homens que já ultrapassaram a barreira dos 45/50 anos, para tomarem consciência da sua saúde.
Desde a sua primeira edição em 2017, a campanha convida os homens a quebrar os mitos e preconceitos em torno do check-up com o médico urologista. O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens em todo o mundo, podendo afetar um em cada sete homens nesta faixa de idade, o que reflete a importância do homem cuidar da sua saúde.
A pele, por ser o maior órgão do nosso corpo também merece destaque neste cuidado e várias queixas relacionadas a ela são trazidas ao consultório dermatológico.
Os homens desejam uma pele com aparência bonita e saudável assim como as mulheres.
Existem inúmeras diferenças na estrutura da pele masculina em relação a feminina:
- a pele masculina é 20% mais espessa (grossa); contém mais colágeno e tem aspecto mais compacto e firme, com redução constante de colágeno ao longo dos anos, diferente das mulheres que têm queda abrupta após a menopausa.
- A pele masculina é mais oleosa, pela quantidade aumentada de glândulas sebáceas, sendo mais propensa a ter mais acne e aumento de poros dilatados.
- As rugas surgem mais tarde, porém quando aparecem, os sulcos (vincos) na pele já estão bem formados.
- Pelo ato constante de se barbear, a pele torna-se mais sensível e mais reativa, com 40% dos homens com problemas de pele relacionados a este ato.
A pele é a nossa primeira camada de proteção e pode refletir o primeiro sinal de envelhecimento, portanto a ida ao médico dermatologista é muito importante.
TRATAMENTOS PARA A PELE MASCULINA
Rotina da pele do rosto
Antes de tudo, uma rotina básica de produtos para a pele do rosto é essencial. Por ser mais oleosa, a pele do rosto precisa ser limpa com sabonetes faciais específicos para controle da oleosidade e/ou acne associada. Evite usar sabão comum, daqueles de corpo, pois ressecam a pele e induzem efeito rebote de oleosidade.
Após a limpeza entra um produto hidratante não oleoso, que pode incluir funções de controle de oleosidade, redução de poros e anti-aging. Por último, mas não menos importante, o filtro solar.
A tecnologia na formulação de filtros solares melhorou muito a cosmética, eficácia na proteção contra radiação ultravioleta e proporciona benefícios adicionais no uso.
Filtros solares que não deixam a barba branca, fáceis de espalhar, que não ardem os olhos e controlam a oleosidade são as principais necessidades da pele masculina.
Cuidados com a barba
Você sabia que o homem, em média, pode se barbear cerca de 16.000 vezes durante a vida inteira? Por conta disso, foliculite na área da barba é muito frequente causando inflamações locais, manchas, cicatrizes e crescimento desorganizado do pêlo.
Por conta disso, produtos específicos podem ser indicados pelo médico dermatologista assim como em alguns casos, a remoção dos pêlos pelo LASER.
Cuidados com os cabelos
Quando se trata de cabelos, a Neoderme leva este assunto muito à serio. A queda de cabelos pode significar muitas condições e o tratamento é personalizado conforme o diagnóstico em consulta.
A alopécia androgenética (calvície) é uma das razões que os homens procuram o consultório dermatológico. Além disso, outras doenças podem ser diagnosticadas e tratadas corretamente como a dermatite seborreica (caspa), alopecia areata (falhas de pêlos em barba ou cabelo), foliculite do couro cabeludo oleoso, e tantas outras.
Prevenção e correção da flacidez da pele
Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina. Os homens são mais afetados pela perda de massa muscular e firmeza da pele, que em combinação com a flacidez da área dos olhos, gera um aspecto de cansaço.
Processo de emagrecimento, uso de medicações para tratar doenças crônicas, alimentação , rotina de atividades físicas, exposição ao sol, são fatores que influenciam muito a produção e degradação do colágeno da pele masculina e influenciam na qualidade da pele.
Na Neoderme, os tratamentos contra a flacidez envolvem:
– Ultraformer III (tecnologia do ultrassom microfocado) – através da intensa produção de calor estimula produção de colágeno, atua na camada muscular promovendo um lifting não cirurgico e redução da gordura local. As regiões mais procuradas pelos homens para tratamento são: papada, área dos olhos, abdome e face.
– Radiofrequência ( outra tecnologia que envolve aquecimento de estruturas profundas da pele estimulando o aumento de fibras de colágeno, além de melhora da vascularização da pele);
– Microagulhamento dermatológico (através de um aparelho chamado Roller ocorre microperfuracões na superficie da pele que estimula a reorganização de fibras de colágeno, além de estimular a liberação de fatores de crescimento auxiliando no tratamento de cicatrizes de acne, pós cirúrgicas, manchas na pele, estrias, etc).
– Bioestimuladores de colágeno (produtos injetáveis que ao serem aplicados na pele induzem uma resposta inflamatória e estimulam produção de colágeno).
– Cuidados com os nevos (pintas) e prevenção de câncer de pele.
No Novembro Azul, sempre lembramos da próstata mas nos homens, a causa mais comum de câncer é o câncer de pele não melanoma.
Independente da idade é indicado realizar rotina de checagem de nevos pelo corpo, principalmente se tem histórico prévio de exposição solar intensa, queimaduras solares, história pessoal ou familiar de câncer de pele.
A saúde da sua pele é tão importante quanto a dos outros órgãos.
Aproveite o Novembro Azul e inclua o seu check up dermatológico.
Homem do século XXI cuida de si