Remoção de cicatrizes: é possível remover marcas da pele

Remoção de cicatrizes: é possível remover marcas da pele
21/06/2021

Marcas e cicatrizes causadas por feridas, queimaduras, problemas na pele e até tatuagens podem ser removidas com tratamentos específicos. Entre eles estão procedimentos estéticos e cirurgias, indicados conforme a área do corpo a ser recuperada e a gravidade da lesão.

A cirurgia Z-plastia é a mais comum para remoção de cicatrizes. A Meia Z-plastia é indicada quando um dos lados da cicatriz é elástica e o outro não; a Z-plastia em quatro retalhos é ideal para cicatrizes graves e queimaduras; a Z-plastia planimétrica atua como uma espécie de enxerto enquanto as cirurgias S-plastia e W-plastia tratam cicatrizes com formatos específicos, como ovais e lineares, respectivamente.

Entre os tratamentos, o ácido hialurônico é usado para os procedimentos de preenchimento da cicatriz, em que a lesão é afundada, deixando a pele uniforme. O microagulhamento estimula a formação do colágeno e ajuda a suavizar as marcas. Já a técnica de dermoabrasão ajuda a suavizar as cicatrizes de acne, de espinha e pequenas irregularidades na pele.

O procedimento adequado é definido pelo médico dermatologista, que realiza uma avaliação prévia da pele e dá todas as orientações necessárias sobre o pré e o pós-operatório.

Com informações de Tua Saúde