Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Hiperidrose

A hiperidrose é a transpiração excessiva, condição na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso.

O suor é uma condição normal do organismo, e se dá principalmente durante a prática de atividade física ou em situações de nervosismo e medo. Já o suor excessivo ocorre sem nenhuma dessas condições, e quando isso acontece, quer dizer que o paciente possui glândulas sudoríparas que são hiperfuncionantes, ou seja, há produção excessiva de suor em diversas regiões do corpo.

Causas da hiperidrose

Há diferentes causas para a hiperidrose, como fatores hereditários, emocionais ou doenças. O suor excessivo pode afetar principalmente as axilas, palmas das mãos, cabeça, pés, virilha e rosto. Muitas vezes, essa condição afeta a qualidade de vida do paciente, implicando em problemas no trabalho, relacionamentos e na própria autoimagem.

Tipos de hiperidrose

Hiperidrose primária focal: com surgimento na infância ou adolescência, geralmente afeta as mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. As pessoas não suam quando dormem ou estão em repouso. Normalmente, é um problema com mais casos na família.

Hiperidrose secundária generalizada: costuma surgir na fase adulta, e pode ser causada por uma condição médica ou pelo efeito colateral de uma medicação. Pacientes com hiperidrose secundária suam em todas as áreas do corpo ou em regiões incomuns. Outra diferença fundamental é que pacientes nesta condição podem transpirar excessivamente também durante o sono. 

Tratamentos

Toxina botulínica

O tratamento da hiperidrose pode ser realizado através da aplicação da toxina botulínica. O procedimento é feito mediante várias aplicações nos pontos onde há produção de suor, através de uma agulha muito fina. É um procedimento rápido e, nesses locais, costuma durar até 9 meses.

Curetagem e liposucção

Em alguns casos pode ser feita uma “raspagem” das glândulas sudoríparas e da gordura que está abaixo da pele da axila, aliviando, assim, a sudorese.

Simpatectomia torácica endoscópica (STE)

Em casos graves, pode-se recomendar um procedimento cirúrgico executado por cirurgião toráxico ou vascular.

Agende sua avaliação

    Open chat