Quem tem a pele oleosa sabe que no verão ela costuma causar contratempos. Isso porque nessa época do ano há o acúmulo de oleosidade em virtude do calor excessivo, o que resulta na formação de cravos, espinhas e manchas na pele.

Para ficar longe dessa condição, separamos algumas dicas para você manter a pele bonita e saudável na estação mais quente do ano. Confira a seguir: 

Higienize a pele corretamente

Lave o rosto para controlar a oleosidade da pele. Higienize a pele pela manhã, após a exposição solar e ao fim do dia. A dica é utilizar sabonetes específicos para o rosto, demaquilante ou gel de limpeza.

Evite tratamentos ácidos

Esses tratamentos não são recomendados no verão, já que quando os componentes ácidos são combinados com exposição solar, geram danos à pele. 

A aposta para essa época são os peelings físicos, pois além de não utilizarem substâncias químicas em suas fórmulas, uniformizam a pele, deixando-a lisinha e macia. 

Hidrate mais 

A hidratação deve ser ainda maior na pele oleosa durante o verão, isso porque é através dela que é possível repor diversos nutrientes perdidos no suor. 

Procurar utilizar produtos de textura leve e com boa capacidade de se espalhar, mas lembre-se: reforçar o uso nas áreas mais sensíveis ou com queimadura é tão importante quanto selecionar os produtos corretos.  

Evite banhos quentes 

Banhos quentes deixam a pele desidratada, principalmente no verão. Prefira a água morna. Importante: o sabonete também deve ser adequado para o tipo de pele do rosto e corpo do paciente. É numa consulta dermatológica que é possível saber qual o tipo de pele e produtos podem ser utilizados por cada paciente. 

Use protetor solar diariamente 

Muitas pessoas têm o pensamento equivocado de que não devem aplicar filtro solar em peles oleosas. Entretanto, existem muitas opções de protetores solares que não deixam a derme com aspecto pegajoso – o mais indicado é que você procure produtos oil free ou toque seco. 

Optar por marcas que são em loção e evitar os produtos em creme ajudam muito, já que as loções são mais finas e adequadas para as peles oleosas, e os cremes são considerados muito pesados e deixam a derme brilhosa. 

E aí, gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog, vem muito conteúdo legal para você!