Os cuidados com a pele do rosto também devem fazer parte da rotina masculina. Então, se você ainda não incorporou essa rotina aos seus hábitos, até por preguiça ou falta de tempo, comece já! Além de notar os benefícios na hora, você faz um investimento para o futuro: vai perceber outros ganhos quando tiver 40 anos, 50 anos. 

Para um homem, o cuidado com a pele não toma tempo assim. Investindo pouco tempo por dia com sua pele, você evita o excesso de oleosidade e brilho, rugas, pêlos encravados, espinhas, manchas de sol e até câncer de pele. Confira os cuidados com a pele  que você pode adotar na sua casa:

Pela manhã ao acordar, lave e hidrate o rosto

Ao acordar ou durante o banho, lave o rosto com sabonete específico para uso facial, em barra ou gel. Não pode ser o mesmo que você usa no corpo, que é mais detergente e resseca a pele. Melhor ainda, dê preferência a um sabonete formulado para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa do que a feminina. Quem sofre com acne ou excesso de brilhodeve optar por produtos que controlam a atividade das glândulas sebáceas e diminuem a oleosidade.

Depois de lavar, aplique hidratante no rosto, mesmo se tiver pele oleosa. Sem a hidratação pós-limpeza, as glândulas sebáceas começam a trabalhar dobrado para compensar o ressecamento, aumentando a oleosidade. Loções e géis são geralmente mais leves e refrescantes do que os cremes e não deixam sensação de cara melada. Alguns hidratantes têm ativos que regulam a produção de sebo e deixam o rosto seco por mais tempo.

Passe protetor solar

Você pode até não adotar nenhum cuidado com a pele, mas os dermatologistas afirmam que filtro solar é artigo de primeira necessidade, em qualquer idade. Seu uso diário previne o surgimento de manchas, rugas precoces e câncer, comprovadamente causados pela radiação solar. Tanto os raios ultravioleta como a luz visível (a que nos faz enxergar as coisas) danificam as células da pele e provocam danos ao DNA que vão se acumulando durante  a vida toda. Antes de sair de casa, passe protetor solar com FPS 30, no mínimo, com reaplicação a cada 2h. 

Ao praticar exercício ao ar livre ou trabalhar exposto ao sol, escolha um protetor com FPS 50 ou 60 ou indicado para uso esportivo (ele adere melhor à pele e resiste ao suor).

À noite, antes de dormir, repita o ritual da manhã

Antes de dormir, faça novamente o mesmo ritual da manhã: primeiro, lave o rosto com sabonete neutro, desta vez para eliminar a sujeira acumulada, que pode provocar cravos e espinhas. Em seguida, aplique hidratante.

Esfoliação

Duas vezes por semana, em vez de sabonete use esfoliante para limpar o rosto. Os produtos esfoliantes retiram não só a sujeira e o sebo, mas também células mortas da camada superficial da pele, pela ação de micropartículas. Deixam a pele mais lisa e macia, facilitam o barbear e ajudam a prevenir pelo encravado, cravos e espinhas. Quem tem pele grossa e oleosa pode fazer esfoliação com mais frequência do quem tem pele seca e sensível.

Creme anti-idade

À noite, uma boa ideia é substituir o hidratante da manhã por outro de uso noturno: durante o sono ocorre um processo de renovação celular que repara os danos causados à pele durante o dia por estresse, poluição e radiação solar. Depois dos 30 anos, opte por um creme anti-idade, que tem substâncias que previnem rugas e envelhecimento precoce. Há várias opções de produtos: com ação nutritiva (contribuem para a produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele), antioxidante (previnem o envelhecimento precoce), tensora (melhoram a elasticidade da pele) ou clareadora (ajudam a diminuir manchas e uniformiza o tom da pele).

Creme para os olhos

Antes de dormir, aplique creme para o contorno dos olhos. Ele hidrata a pele , previne rugas (os pés de galinha são aquelas linhas no canto do olho) e descongestiona a região, diminuindo bolsas e olheiras. O ideal é aplicá-lo também pela manhã. Por que deve ser um produto específico para olhos, e não um hidratante normal? Porque nessa região a pele é bem mais fina e sensível do que nas outras partes do rosto.
Fácil, não? Com um pouquinho de cuidado todos os dias, os benefícios da limpeza de pele são sentidos imediatamente. E lá na frente, com 40, 50 anos, você vai ver que todo esse trabalho gerou grandes resultados!