Ficar sem rugas, sem aquelas incômodas linhas de expressão e ter a pele rejuvenescida é o sonho de muita gente. E esse sonho pode se tornar realidade. Como? Com a aplicação da toxina botulínica, que age na junção neuromuscular, promovendo um relaxamento da musculatura exatamente no ponto onde é aplicada.

O tratamento é indicado para relaxar a musculatura da testa, glabela (entre as sobrancelhas), periocular (ao redor dos olhos) e perioral (ao redor da boca), prevenindo e suavizando, desta forma, as rugas. Também tem excelente indicação para melhora do contorno facial e rugas do pescoço (efeito Nefertite). O tratamento das linhas de expressão é um dos mais procurados pelas pessoas que procuram o rejuvenescimento.

Mas ainda existem muitas dúvidas quando se fala em tratamento com toxina botulínica. Será que o paciente fica sem expressão? Ele só funciona para rugas? E quanto tempo dura o efeito? Separamos 11 perguntas e respostas quando o assunto é toxina botulínica. Confira:

1 – O procedimento dói?
Cada paciente reage de uma maneira à dor da aplicação. Mas as aplicações são rápidas e o desconforto é mínimo.

2 – Qualquer pessoa pode fazer aplicação com toxina botulínica?
Para efeitos estéticos, qualquer pessoa a partir de 18 anos que tenha indicação da aplicação pode fazer o procedimento. Existem algumas contraindicações como infecções localizadas na face, algumas doenças sistêmicas, alguns tipos de alergia e o uso de determinados medicamentos.

3 – Preciso passar por consulta antes da aplicação?
Sim. Antes de qualquer procedimento dermatológico, é fundamental o paciente passar por consulta com o dermatologista para ele avaliar a real necessidade do tratamento.

4 – O tratamento só funciona para rugas?
Não. Além de amenizar as linhas de expressão – as famosas rugas, a toxina botulínica também é indicada para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo), paralisia facial e cefaleia tensional, bruxismo, entre outros.

5 – Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica para rugas e pés de galinha?
Em média, de 4 a 6 meses.

6 – A toxina botulínica pode aumentar o volume dos lábios e bochechas?
A aplicação da toxina botulínica não aumenta o volume de lábios ou bochechas pois não tem efeito preenchedor. O que aumenta os lábios e bochechas é o ácido hialurônico.

7 – Ácido hialurônico e toxina botulínica são a mesma coisa?
Não. A toxina botulínica trata os músculos da mímica facial, diminuindo a sua contração temporariamente, evitando que ocorram linhas de expressão na pele, as temidas rugas. Já o ácido hialurônico injetável permite a hidratação da pele, melhora do contorno facial, correção de sulcos, cicatrizes de acne, olheiras.

8 – A toxina botulínica pode deixar o paciente sem expressão?
Se for mal aplicada, sim. Mas quando a aplicação é feita por um médico especializado, a toxina trata as rugas, minimizando apenas os movimentos que as causam. Assim, algumas expressões faciais (como a de raiva, por exemplo) ficam reduzidas. O principal objetivo da toxina botulínica é amenizar as linhas de expressão e deixar o rosto do paciente da forma mais natural possível.

9 – A partir de que idade posso fazer aplicação de toxina botulínica?
Se bem indicada, a aplicação pode ser feita a partir de 18 anos.

10 – A toxina botulínica tem efeito imediato? Em quanto tempo começa a fazer efeito?
A toxina botulínica não tem efeito imediato, mas logo após a aplicação o paciente já sente a região tratada diferente. Em média, é possível ver o resultado após 48 horas, atingindo seu efeito total em até 10 dias.

11 – A toxina botulínica substitui a cirurgia plástica?
Não. A principal função da toxina botulínica (para fins estéticos) é tratar as rugas de expressão e não a flacidez.

>> Quer deixar sua pele ainda mais jovem, sem rugas e linhas de expressão? Agende um horário: (41) 9 9225-1119.

Veja também:

:: 10 coisas que você precisa saber sobre depilação definitiva

:: Quanto tempo dura o efeito da criolipólise? Dói? Saiba tudo sobre o procedimento!