Preenchimento com ácido hialurônico: o que é e quem pode fazer?

Cuidar do seu principal cartão de visitas – o rosto – nunca é demais. Existem tratamentos dos mais variados para quem quer estar sempre bonita e com a pele rejuvenescida, e um dos queridinhos do momento é o preenchimento com ácido hialurônico.

Considerado o “ácido da beleza” por muitos, o ácido hialurônico tem se tornado febre nos consultórios dermatológicos, já que as várias utilizações da substância podem deixar um contorno facial mais harmonioso e sem flacidez. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje.

Mas ainda existem dúvidas sobre o procedimento, principalmente no que se refere à indicação, o tempo de duração e a diferença entre o ácido hialurônico (preenchimento) e a toxina botulínica (Botox). Por isso, selecionamos 12 perguntas e respostas sobre o tema. Confira:

Veja também:

:: 10 coisas que você precisa saber sobre a criolipólise

:: Promoção: remoção de tatuagem a laser em Curitiba

1 – Para que serve o preenchimento?
O preenchimento pode ser utilizado na forma injetável para promover a hidratação da pele (skinboosters), preenchimento de rugas e sulcos na pele (bigode chinês e código de barras – linhas em cima dos lábios), correção de olheiras, melhora do contorno e volume de lábios, correção de cicatrizes de acne ou acidentes, sustentação e melhora do contorno facial quando se inicia o processo de flacidez.

2 Quanto tempo dura o preenchimento?
O ácido hialurônico tem densidade diferente, e dependendo da área da aplicação, a durabilidade varia. Em média, pode durar até dois anos dependendo da idade do paciente, se ele possui um estilo de vida saudável, entre outros fatores.

3 – Qual a diferença entre preenchimento (ácido hialurônico) e toxina botulínica (Botox)?
O ácido hialurônico injetável permite a hidratação da pele, melhora do contorno facial, correção de sulcos, cicatrizes de acne, olheiras; ele devolve o volume perdido. Já a toxina botulínica trata os músculos da mímica facial, ou seja, relaxa os músculos do movimento. Ela vai suavizar diminuindo a sua contração temporariamente, evitando que ocorram linhas de expressão na pele, as temidas rugas.

preenchimento-acido-hialuronico-neoderme-curitiba

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para perda de volume facial, surgimento de rugas, olheiras, entre outros.

4 – Como sei que a minha pele está envelhecendo?
Um dos sinais de que a pele está envelhecendo é a diminuição da hidratação dela. É aí que entra o ácido hialurônico, pois é uma substância com alta capacidade de se ligar e reter moléculas de água. Nosso corpo produz essa substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos.

5- Posso fazer preenchimento para prevenir o envelhecimento?
Aos primeiros sinais de perda de volume facial, surgimento de rugas, olheiras, dentre outros, pode ser indicado o uso do ácido hialurônico para realizar essas correções com objetivo de obter um resultado cada vez mais natural.

6 – A partir de que idade posso fazer preenchimento?
Recomenda-se a aplicação do ácido hialurônico depois dos 18 anos.

7 – Quem não pode fazer preenchimento?
Pacientes com doenças autoimunes, como Lúpus e esclerodermia (enrijecimento crônico da pele e dos tecidos conjuntivos) não podem ser submetidos a procedimentos com ácido hialurônico injetável pois podem piorar o quadro da doença. Além disso, situações como gestação, amamentação e casos de imunodepressão contraindicam seu uso.

8 – Fazer preenchimento dói?
A dor varia de paciente para paciente, mas ela é suportável. Trinta minutos antes do procedimento pode ser aplicado um anestésico que ajuda a diminuir a sensação de dor.

9 – Como fica o rosto após o preenchimento?
O local onde foi feito o preenchimento pode ficar um pouco inchado e roxo, mas com três ou quase dias já desaparece. A indicação é fazer compressa de gelo para diminuir o inchaço. Se necessário, uma maquiagem leve com uma base ou corretivo pode ajudar.

preenchimento-labial-volume-neoderme-curitiba

O preenchimento labial é indicado para quem tem pouco volume labial .

10 – Para quem é indicado o preenchimento labial?
Geralmente o preenchimento labial é indicado para pacientes com pouco volume labial ou que estão incomodadas com os sinais do envelhecimento. É aplicada uma anestesia nos lábios e depois injetado o ácido com uma agulha para dar volume, contorno e corrigir possíveis defeitos.

11 – É possível fazer preenchimento no “bigode chinês”?
Sim. O chamado bigode chinês (nome popular dado aos sulcos nasogenianos e labiogenianos) se caracteriza por rugas no rosto que vão desde a lateral do nariz até os cantos da boca. Os sulcos podem aparecer por volta dos 25/30 anos, dependendo da genética, elasticidade da pele, entre outros. O ácido hialurônico é uma das principais indicações para essas imperfeições, e os efeitos duram, em média, de 8 a 10 meses.

12 – Se o paciente não gostar do resultado do preenchimento, é possível revertê-lo?
Sim. Se o paciente não gostou do resultado, é aplicada uma enzima chamada hialuronidase, que degrada o ácido hialurônico.

>> Quer deixar a pele ainda mais jovem e bonita? Agende um horário: (41) 9 9225-1119.

E mais:
:: Promoção: depilação definitiva em Curitiba

:: 10 coisas que você precisa saber sobre depilação definitiva