Queimaduras solares aumentam o risco de câncer de pele
Mesmo com o verão próximo do fim – pouco mais de duas semanas para o outono começar -, muitas mulheres ainda buscam por uma pele mais bronzeada nesse finzinho de estação, seja numa ida à praia ou ao clube no fim de semana. Mas e se depois de tomar sol a pele ficar vermelha? De acordo com a dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Giseli de Mattos Diosti Stein, se mesmo usando protetor a pele ficar mais ‘rosada’, é sinal de que o FPS foi aplicado errado.
“Se a pele ficou vermelha mesmo tendo sido aplicado o filtro solar, alguns erros podem ter acontecido: o FPS utilizado não foi o adequado para a pele do paciente em questão; a quantidade de filtro aplicada sobre a pele não foi adequada; o tempo de reaplicação não foi respeitado, e o tempo de exposição foi excedido”, lembra a dermato.
Veja também:
:: 8 coisas que você precisa saber sobre as espinhas
:: Entrevista e-Paraná: fique atento a manchas e pintas na pele
:: Entrevista TOPVIEW: uso de carvão nos cosméticos
O histórico de queimaduras solares aumenta o risco de câncer de pele, mesmo em pessoas jovens. Além disso, queimaduras solares repetidas aceleram o envelhecimento da pele.
Alteração no DNA celular
Bronzeamento artificial
As câmaras de bronzeamento foram proibidas pela Anvisa em 2009, e desde então, muita gente recorre ao bronzeamento artificial. O bronzeamento artificial do tipo jet bronze é feito através da aplicação de uma névoa de uma substância chamada dihidroxiacetona, que em contato com a pele produz uma coloração amarronzada, levando ao bronzeamento. É um procedimento de ação superficial, seguro, e de duração temporária.
Autobronzeadores com filtro solar
Nas farmácias e supermercados é possível encontrar diversos tipos de autobronzeadores com filtro solar. De acordo com Giseli, eles são confiáveis desde que tenham FPS maior ou igual a 30, e podem ser utilizados com segurança. Mas ela faz um alerta: “o uso exclusivo de autobronzeadores com FPS menor que 15 não é indicado para proteção solar”.
Alimentos que ajudam no bronzeado
”Quem quiser uma pele mais bronzeada, pode investir em alimentos com maior concentração de betacaroteno, que são a cenoura, a manga, o mamão e o damasco”, finalizou.
Sobre Giseli de Mattos Diosti Stein
Giseli de Mattos Diosti Stein é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é membro efetivo da SBD e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Também é membro efetivo do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e membro efetivo do International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).
Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.
Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Serviço:
Neoderme
Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro Empresarial Champs Elysees
Bairro: Batel / Curitiba – PR
Telefone: (41) 9 9225-1119 / 9 8885-4907
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.
Atendimento telefônico: das 8h30 às 18h30
Site: www.neoderme.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/
Instagram: www.instagram.com/neoderme
YouTube: Neoderme Dermatologia e Estética