Saúde masculina: cuidados com a saúde do homem

O Dia dos Pais está chegando, e é uma ótima oportunidade para lembrar que os homens também devem cuidar da saúde. Giseli de Mattos Diosti Stein, dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), lembra que o público masculino ainda se cuida menos que as mulheres, mas a cultura está mudando aos poucos.

“Os homens estão mais vaidosos e cuidando mais da pele, que é o nosso principal cartão de visitas. Mas não falamos apenas da estética, e sim da saúde. O câncer de pele, por exemplo, é o mais comum entre os cânceres. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Por isso, os cuidados com a proteção da pele devem ser durante todo o ano, principalmente em um país tropical como Brasil. O uso do protetor solar é obrigatório”, acrescenta a especialista.

Outro cuidado superimportante que os homens devem ter com a pele é em relação à oleosidade. Eles têm maior número de glândulas sebáceas no rosto e maior sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento dessas glândulas. Conforme a doutora Giseli explica, “o sebo em excesso provoca mais oleosidade e mais chances de desenvolver cravos e espinhas”.

Veja também:

:: Tire suas dúvidas sobre depilação a laser masculina

:: Espinhas também podem afetar homens e mulheres na fase adulta

:: Entrevista Gazeta do Povo: câncer de pele e as unhas

Queda de cabelos
A queda de cabelos costuma ser mais comum nos homens, e o problema pode se agravar caso o paciente esteja passando por momentos de estresse físico e mental. Segundo a dermatologista, é fundamental cuidar do estilo de vida e manter uma alimentação saudável.

queda-cabelos-calvicie-homem

Estresse em excesso pode causar queda de cabelos.

“O cabelo é muito suscetível a inúmeros fatores, dentre eles: estresse físico e mental, como dietas restritivas, pós-operatório de cirurgias bariátricas, doenças crônicas, etc. Estes fatores causam um desequilíbrio na homeostase (equilíbrio químico e fisiológico do organismo), gerando a queda de cabelos, que pode ser aguda (durar poucos meses) ou crônica (anos)”, explicou a especialista.

Existem vários tipos de queda de cabelo, dentre elas a alopécia androgenética (calvície) e alopécia areata. Na calvície, geralmente se revelam outros casos na família, tanto do lado paterno quanto materno, e pode afetar até 80% dos homens. Já a alopécia areata é basicamente uma doença autoimune dos pelos que causam áreas de falhas no cabelo e/ou pelos do corpo por agressão pelo próprio organismo, sendo na maioria dos casos reversível.

Para um tratamento assertivo contra a queda de cabelo, é preciso que o dermatologista avalie as principais causas.

Cuidados com a pele
Os cuidados com a pele do homem devem ser diários. Por isso, a doutora Giseli listou algumas dicas essenciais para manter sempre saudável o maior órgão do corpo humano:

– Visite seu dermatologista com frequência. Lesões malignas, se identificadas com antecedência, têm maiores chances de cura;

fazer-a-barba-gilete-creme-hidratacao

Depois de fazer a barba, sempre hidrate a pele!

– Lave o rosto com sabonete específico, sempre com água fria;

– Hidrate a pele após o banho. No rosto, use hidratantes específicos, conforme orientação do dermatologista;

– Mantenha as unhas sempre cortadas, e cuidado com as unhas encravadas. O ideal é o corte sempre quadrado;

– Fique longe das micoses de unha, especialmente nos pés. As micoses são porta de entrada para bactérias;

– Em relação à barba: não compartilhe lâminas de barbear; sempre hidrate a pele após o processo; prefira se barbear logo após o banho, pois o vapor dilata os poros e deixa os pelos mais maleáveis; ao terminar de fazer a barba, seque o rosto levemente, sem esfregar a toalha.

Sobre Giseli de Mattos Diosti Stein
Giseli de Mattos Diosti Stein é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é membro efetivo da SBD e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Também é membro efetivo do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e membro efetivo do International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).

Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.

Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

SERVIÇO

Neoderme

Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro

Empresarial Champs Elysees

Bairro: Batel / Curitiba – PR

Telefone: (41) 9 9225-1119 / 3077-5060 / 9 8885-4907

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.

Atendimento telefônico: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

Site: www.neoderme.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/

Instagram: www.instagram.com/neoderme

YouTube: Neoderme Dermatologia e Estética