O melasma é um tipo de mancha que aparece comumente no rosto, causado pelo aumento da pigmentação da região pela ação ultravioleta do sol e da luz visível.

É mais comum em mulheres, mas pode aparecer também em homens. É uma doença que acarreta um impacto negativo na maioria dos portadores.

Existem alguns fatores que podem influenciar no aparecimento do melasma, como a gestação, uso de anticoncepcionais orais, predisposição genética e histórico familiar.

O tratamento do melasma inclui primordialmente a proteção solar, que inclui: evitar a exposição ao sol, uso de proteção física como bonés e chapéus, e uso rigoroso de filtro solar de alta proteção UVA + UVB várias vezes ao dia.

Associada à adequada proteção solar, o tratamento domiciliar com cremes clareadores oferece geralmente um bom resultado, sendo muito importante para a manutenção do tratamento e prevenção de recidivas.

Para os casos mais resistentes, podem ser indicados vários tratamentos adjuvantes como peelings químicos, lasers e microagulhamento. O dermatologista é profissional habilitado no diagnóstico e escolha do melhor tratamento para cada caso.