Por que é importante passar protetor solar em todas as partes do corpo?

16/12/2019

É comum as pessoas aplicarem o filtro solar apenas nos dias de muito calor ou quando vão à praia ou piscina. Porém, o produto precisa ser encarado como indispensável na rotina de cuidados diários com a pele, não só para evitar doenças como o câncer, mas também para driblar o envelhecimento precoce. E não só no rosto, mas em toda a área exposta ao sol.

Engana-se quem pensa que andar na sombra e ficar embaixo do guarda-sol evita os malefícios solares. Estudos afirmam que essa falsa sensação de proteção pode aumentar os riscos de queimaduras, já que quando estamos descansando na sombra sentimos menos calor e, consequentemente, acabamos não tomando os devidos cuidados, como repassar o filtro no intervalo correto de horas. 

Prejuízos do excesso de sol à pele

Inúmeros são os danos que os raios solares causam à pele, entre eles envelhecimento precoce, surgimento de rugas e manchas no rosto, alergias cutâneas, câncer, entre outros. Quem tem espinhas, por exemplo, pode acabar ficando com marcas de acne irreversíveis. 

Vale lembrar que, ao mesmo tempo que o protetor solar protege a pele, ele também pode ter a função de hidratar e corrigir imperfeições, o que ajuda, e muito, pacientes que procuram evitar aquele efeito desidratado.

Cada pele reage de um jeito à radiação solar, já que cada paciente apresenta uma fotossensibilidade própria. Para pessoas com pele morenas, com maior quantidade de melanina, são necessários cuidados extras pela facilidade excessiva de desenvolver melasma e hiperpigmentação. 

Proteja-se!

As principais dicas para prevenir o câncer de pele, manchas e queimaduras solares são:

– evite a exposição solar entre 10h e 16h, que são os horários com maior intensidade de radiação que provoca o câncer;

– reaplique o protetor solar a cada 2h. Além da reaplicação, o protetor deve ser aplicado 30min antes da exposição ao sol, para que a pele o absorva;

– chapéus, bonés, óculos escuros e roupas especiais ajudam na proteção.

Consulte seu dermatologista regularmente. A prevenção contra o câncer de pele ainda é o melhor remédio. Nós, da Neoderme, temos uma equipe especializada para cuidar da saúde da sua pele. Agende sua consulta!

Diretora técnica: Dra. Giseli de Mattos Diosti Stein – CRM-PR 22.818 / RQE 462 | Dermatologia