Pele infantil: como protegê-la do sol?

16/12/2019

As férias escolares são a época mais esperada pelas crianças. Isso porque diversão é a palavra de ordem para quem acorda com toda a energia e só “se desliga” no fim da noite, ainda mais se o local da diversão foi a praia, o clube ou a piscina do condomínio. Mas tomar os cuidados necessários com a pele dos pequenos nessa época do ano pode evitar incômodos e diversas complicações futuras, já que começamos a somar os danos do sol desde o nascimento. 

Veja algumas orientações:

  • Escolha o protetor solar ideal: a primeira dica é não utilizar o protetor de adulto em criança. Sempre use a linha kids de protetores solares, pois eles apresentam composição mais suave e são desenvolvidos especificamente para a pele infantil, que é mais sensível;
  • Reaplique o protetor solar: em crianças com mais de 6 meses, a orientação é aplicar o protetor solar com FPS 30 ou maior, 15 a 30 minutos antes da exposição, repetindo a aplicação a cada 2h (principalmente depois de estar na água). Lembre-se que o sol queima mesmo em dias nublados;
  • Invista nos acessórios: bonés e óculos escuros tamanho infantil com pelo menos 99% de proteção UV são itens essenciais para auxiliar na proteção. Outra dica é investir em roupas especiais com proteção UV infantil.
  • Fique atento aos sinais: caso perceba manchas na pele ou pintas que mudem de cor e tamanho, consulte um dermatologista.

Redobre os cuidados com a saúde da pele do seu filho, use sempre protetor solar e curta a estação numa boa!