Sabia que, aproximadamente, um terço de proteína do nosso corpo é colágeno? 

Hoje, preparamos uma matéria especial explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira a seguir:

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína de absorção rápida que pode ser encontrada naturalmente no organismo e possui diversos atributos, entre eles: deixa a pele elástica e resistente, sustenta os órgãos internos e reforça tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos.   

75% da pele humana é composta de colágeno, além dos nossos ossos e dentes serem feitos pela adição de minerais à matriz da proteína. 

Tipos de colágeno

Existem mais de 20 tipos de colágeno em nosso corpo, disponíveis em diversas formas para que a suplementação ocorra de maneira rápida e fácil. A estrutura e função de cada um deles são definidas pela sequência dos aminoácidos. 

Em certos tecidos como órgãos, por exemplo, o colágeno pode assumir a forma de um gel; já em outros, como tendões, o colágeno vem como fibras apertadas para fornecer a resistência necessária. 

Qual a função do colágeno? 

O colágeno ajuda a promover mais resistência e elasticidade, já que os tendões do corpo precisam ser flexíveis e resistentes para que os movimentos do corpo ocorram. 

Ele também evita que os ossos se atritem, causando desgaste e dor. Além disso, na parte estética, a proteína deixa a pele mais bonita, firme e com menos rugas. 

Benefícios do colágeno

São muitos os benefícios do colágeno, entre eles, podemos citar:

Conseguiu entender por que o colágeno é tão importante para o nosso corpo?

Nós, temos outro texto que pode te interessar: “Pele infantil: como protegê-la do sol?”. Clique aqui e confira.