O Dia do Dermatologista é comemorado desde os anos 2000 e relembra a ata de criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que foi 5 de fevereiro de 1912. Especial para os dermatologistas, médicos especialistas nos âmbitos clínico, cirúrgico e dos procedimentos estéticos, atrai a atenção da sociedade para a importância destes profissionais nos cuidados com a saúde de nosso maior órgão.
Atualmente no Brasil há cerca de 12 mil profissionais segundo o Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) que atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de mais de 3 mil doenças de pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas que afetam crianças, adultos e idosos
A dermatologia tem sua importância comprovada no mundo todo, mas no Brasil, país com dimensões continentais e muita gente exposta aos raios ultravioletas o ano todo, a importância ganha ingredientes extras. A participação da sociedade dermatológica nas campanhas de assistência e esclarecimento da população, como o Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase, dá mostra da preocupação destes médicos com o bem-estar da população.
Ações como esta, permitem o real avanço da dermatologia para todas as camadas populacionais do Brasil que estão cada vez mais conscientes e preocupadas com a saúde da pele.
Todo o cuidado com a pele, não importando se estético ou de saúde, precisa partir de um profissional médico dermatologista, somente este pode diagnosticar doenças que aparecem na pele sem ignorar sinais que, para leigos, passariam sem a devida atenção.
A Neoderme parabeniza todos os colegas dermatologistas pelo nosso dia!