Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Janeiro Roxo: todos contra a hanseníase

Dados do Ministério da Saúde trazem uma realidade preocupante: cerca de 30 mil casos de hanseníase são diagnosticados por ano, sendo que 52 mil brasileiros foram diagnosticados com hanseníase em 2003, o recorde da série histórica que começou no início da década de 1990, quando mais de 28 mil casos despertaram a atenção de instituições como Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que, desde então, seguem trabalhado para despertar a atenção da sociedade.

O Janeiro Roxo busca conscientizar sobre as manifestações clínicas da doença e assegurar a todos o melhor acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce.

Para alertar a todos sobre os perigos desta doença é que nasceu o Janeiro Roxo, criado para conscientizar a população a detectar sintomas e buscar ajuda quanto antes.

A hanseníase, que era conhecida pejorativamente como lepra antigamente, é considerada uma doença negligenciada pela omissão de alguns segmentos da indústria farmacêutica que não perceberam que a prevenção e o tratamento são urgentes tão logo cada caso seja detectado.

Um dos grandes desafios é que ela pode ficar oculta entre dois a sete anos em média. Quando os sintomas começam a aparecer, portanto, não se trata de um caso novo, mas sim um novo caso descoberto. O Janeiro Roxo tem, portanto, como principal missão, aumentar a busca ativa por sinais da doença e começar o tratamento imediatamente.

Janeiro Roxo: se a hanseníase é uma doença negligenciada, a nossa saúde não é.

– Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.
– Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros
– Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração
– Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações
– Dor e espessamento nos nervos periféricos
– Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés
– Caroços no corpo
– Pele seca
– Olhos ressecados
– Feridas, sangramento e ressecamento no nariz
– Febre e mal-estar geral

A Neoderme conta com os melhores profissionais e os tratamentos mais eficazes para atender casos de hanseníase, doença tratada por dermatologistas e infectologistas. Para evitar o avanço da doença, é importante agendar uma consulta nos primeiros sinais antes que o quadro fique mais grave.

 

Fique atento neste Janeiro Roxo!

SBD – Janeiro Roxo 2021 from SBD Nacional on Vimeo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Agende sua avaliação