Para alguns, tatuagem tem ‘prazo de validade’, ou seja, chega um momento que aquele desenho já não faz mais sentido na pele. Nesses casos, a opção é remover a tattoo por meio de procedimentos a laser. Mas como funciona o processo de remoção de tatuagem? 

Nos últimos anos as tatuagens se popularizaram no país e no mundo e ampliaram suas possibilidades e técnicas, elevando o índice de pessoas interessadas. Só no Brasil, o mercado de tatuagem cresce 25% ao ano, segundo o Sebrae (dados de 2019).

Mas se por um lado há muita gente procurando uma imagem, desenho ou frase para eternizar na pele, por outro lado também existem aqueles que buscam por procedimentos para remover tatuagens. E é aí que surgem os lasers cada vez mais eficazes que podem auxiliar o paciente a se livrar dos desenhos e imagens que não o agradam mais.

Mas por que alguém iria querer remover uma tatuagem? Os motivos são vários: queixas por tattoos mal feitas ou antigas, nomes de ex-parceiros, perda do significado daquele desenho, motivos profissionais, entre outros.

 :: Como funciona

O laser age quebrando o pigmento em fragmentos menores que depois serão digeridos pelos macrófagos, que são células de defesa do nosso organismo. 

Os resultados dependem de muitas variáveis como cor, mistura de pigmento, profundidade do pigmento na pele, localização no corpo e tipo de pele.

:: O processo de remoção

O processo de remoção de uma tatuagem varia bastante. O pigmento da tatuagem leva várias sessões para ser reabsorvido pela pele, e geralmente são recomendadas no mínimo 6 meses de tratamento.

A partir de 6 semanas o pigmento começa a reduzir, mas como comentado anteriormente, existe uma série de fatores que influenciam o resultado da remoção, pois cada desenho tem características próprias, bem como o organismo do paciente.

As mais fáceis de serem retiradas são aquelas com tinta preta – as coloridas dão mais trabalho. Às vezes, elas até podem sair por completo, mas deixam algum pigmento residual, tipo de cicatriz ou uma hipocromia, que é quando a pele fica um pouco mais branca do que era.

Não é um método perfeito que vai recuperar a pele que a pessoa tinha antes de realizar a tatuagem. Quanto mais profundo o desenho estiver na pele, mais difícil será o processo.

A duração da sessão em si depende do tamanho da tatuagem. Pode levar de 2 a 20 minutos, por exemplo.

:: Sentir dor na hora da remoção

A remoção de tatuagem geralmente é dolorida, principalmente se houver muito pigmento injetado no local que será removido, contudo a utilização de cremes anestésicos antes da remoção, bolsas de gelo durante e após o procedimento, além de aparelhos que resfriam a pele no ato aliviam muito o desconforto do procedimento.

:: Tatuagem e a área do corpo

Dependendo da área do corpo que a tatuagem será removida o paciente pode sentir mais dor? A verdade é que tudo dependerá da profundidade em que a tatuagem foi aplicada na pele.

:: Procure um especialista

Entregue os cuidados da sua pele a um profissional. Quem pode fazer o procedimento de remoção de tatuagem são dermatologistas ou fisioterapeutas dermatofuncionais. Cheque previamente se a clínica escolhida possui alvará da Vigilância Sanitária que permite a execução deste procedimento.

Lembre-se que a cor da pele, tinta da tattoo, localização no corpo e tecnologia utilizada interferem bastante quando o assunto é remoção de tatuagem. O ideal é que se agende uma consulta para que o paciente possa avaliar o seu caso isoladamente com o especialista. 

Tem alguma dúvida que podemos esclarecer? Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita para a remoção de tatuagem. 

Diretora técnica: Dra. Giseli de Mattos Diosti Stein – Dermatologia / CRM-PR 22818 / RQE 462