Manchas na pele podem ser um grande problema para a autoestima e o melasma é um bom exemplo! A mancha que surge na tonalidade marrom na pele é benigna, mas incomoda! São manchas que afetam a região da testa, das bochechas, acima dos lábios e na lateral do rosto.
Em Curitiba, a NEODERME tem tratamento contra melasma!
O melasma afeta mais as mulheres. Pode surgir durante ou após a gestação por conta do estímulo hormonal, assim como por uso de métodos contraceptivos que contenham hormônios.
Outro fator que agrava as manchas (desta vez, incluindo homens) é a exposição solar que inclui a radiação ultravioleta e a radiação da luz visível (claridade do dia). Além disso a luz visível artificial gerada por lâmpadas fluorescentes, de LED, telas de celular ou computador pioram as manchas e causam envelhecimento da pele.
Melasma é uma hiperpigmentação da pele, causada por diversos mecanismos que envolvem varios tipos de células, dentre elas, os melanócitos (envolvidas na produção de melanina). O que se sabe é que o mecanismo de produção deste pigmento sofre uma super ativação por todos os fatores citados acima, incluindo o stress. As manchas podem ser castanho-escuras ou marrom-acinzentadas, com limites mal definidos. O melasma pode gerar aumentos de vasos na pele causando um fundo avermelhado principalmente nas maçãs do rosto, a que chamamos de melasma vascular.
O melasma se localiza preferencialmente na face, na região das maçãs do rosto, da testa, do lábio superior, no queixo e nas têmporas, mas pode ocorrer em outros locais, como antebraços.
Os médicos dermatologistas da NEODERME utilizam diversos tratamentos complementares para melhorar as manchas, sendo um deles a tecnologia Laser Q-switched, mas a rotina domiciliar com clareadores, filtro solar são fundamentais para alcançar melhores resultados e mantê-los.