Conhece os cosméticos sustentáveis? Tire suas dúvidas aqui!

Conhece os cosméticos sustentáveis? Tire suas dúvidas aqui!
13/07/2021

A sustentabilidade também está presente nos cosméticos! As marcas perceberam a valorização dos produtos naturais entre os consumidores e apostam em linhas específicas com produtos naturais, veganos ou orgânicos.

Ainda novidade para muitos consumidores, os cosméticos sustentáveis são motivo de dúvidas, que vamos esclarecer agora!

Os cosméticos veganos são todos naturais?

Apesar de não contarem com ingredientes de origem natural em suas fórmulas, como derivados do leite, mel e outros, os cosméticos veganos podem sim ter elementos sintéticos ou de origem mineral em sua composição.

Produtos veganos são “cruelty free”?

As empresas de cosméticos veganos têm a preocupação de serem classificadas como “cruelty free”, ou seja, sem crueldade contra os animais. Porém, produtos classificados como cruelty free podem contar com ingredientes de origem animal em suas composições. Por isso, é importante verificar o rótulo para confirmar as informações.

Cosméticos veganos são melhores para a pele?

A eficácia do produto não está relacionada com o fato de ser vegano ou não. Cada cosmético é indicado conforme o caso do paciente e a indicação do especialista. O fato de ser vegano corresponde mais ao seu objetivo ético.

Já os produtos “clean beauty”, ou beleza limpa, não contam com ingredientes que podem gerar problemas quando usados a longo prazo, como fragrâncias sintéticas, parabenos, corantes artificiais ou derivados do petróleo.

Produtos veganos duram menos?

Muitos cosméticos veganos dispensam o uso de conservantes sintéticos. Isso pode fazer com que o prazo de validade dos produtos seja menor que os demais.

Com informações de Universa UOL