Como evitar manchas no rosto da gravidez

Além de se tornar uma das gestantes mais famosas do país através das redes sociais, a cantora Ivete Sangalo também exibiu em sua conta no Instagram que a gravidez das gêmeas deixou algumas marcas na pele, literalmente falando. É o famoso melasma, manchas escuras que podem aparecer na gestação por causa do aumento expressivo dos hormônios nessa fase da vida da mulher.

Aproveite:

:: Promoção de depilação definitiva: R$ 95 a sessão. Clique aqui e saiba mais!

Mas segundo a dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Giseli de Mattos Diosti Stein, é possível prevenir esse problema com alguns cuidados diários.

“O melasma pode piorar na gestação pelo aumento dos níveis hormonais, que atuam diretamente na pele provocando um aumento da pigmentação na área da mancha. A melhor maneira de preveni-lo é evitando a exposição solar, e usar rotineiramente o filtro solar. Geralmente são indicados nessa fase filtros com alto FPS e alta proteção UVA, associados ao uso de clareadores”, revela a especialista.

As manchas no rosto da gravidez podem ser evitadasNo entanto, em pacientes com influência genética na família, ou uso de anticoncepcionais e gestação, ele pode aparecer mesmo tendo sido tomados esses cuidados.

Veja também:

:: Chocolate dá espinha? Confira 7 mitos e verdades!

:: Tratamentos estéticos no pós-parto: confira as principais indicações

:: Pele queimada do sol: e agora?

Tem melasma? Evite o sol!
O melasma está diretamente relacionado à radiação ultravioleta. A radiação UV age na pele, promovendo um aumento da atividade do melanócito (célula que produz a melanina).  Ou seja, em pessoas com melasma, a exposição solar leva ao escurecimento das manchas e dificulta a resposta ao tratamento. “Portanto”, lembra a dermatologista, “quem tem melasma e quer ficar com a pele bonita deve evitar a radiação solar ao máximo”.

Depilação no rosto pode causar melasma?
Qualquer tipo de inflamação na face pode evoluir com hiperpigmentação local, por menor que seja. De acordo com Giseli, a depilação com cera, ou cremes depilatórios, por irritarem a pele, podem levar ao escurecimento de uma área normal ou à piora de uma área com melasma.

Tratamento para melasma
Há tratamentos para manchas no rosto da gravidez
O melasma é considerado uma doença crônica. Segundo a dermatologista, alguns pacientes com melasma, a depender da causa do surgimento, por exemplo a gestação, melhoram após o período de pós-parto com um tratamento curto. Mas a maioria das pacientes deve fazer o tratamento de manutenção porque a recidiva é alta sem o tratamento.

“Existem alguns tratamentos que as mamães podem fazer inclusive durante a gravidez. Geralmente são indicados nessa fase filtros com alto FPS e alta proteção UVA, associados ao uso de clareadores prescritos pelo médico dermatologista. Há várias substâncias com efeito clareador permitidas durante a gestação”, reforça a especialista.

Em casos selecionados, pode ser indicado o laser ou o microagulhamento. Mas é importante lembrar que na gestação são proibidos os peelings químicos.

Sobre Giseli de Mattos Diosti Stein
Giseli de Mattos Diosti Stein é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é membro efetivo da SBD e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Também é membro efetivo do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e membro efetivo do International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).

Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.

Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

SERVIÇO

Neoderme

Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro Empresarial Champs Elysees

Bairro: Batel / Curitiba – PR

Telefone: (41) 9 9225-1119

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.

Atendimento telefônico: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

Site: www.neoderme.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/

Instagram: www.instagram.com/neoderme

YouTube: Neoderme Dermatologia e Estética