Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Calvície: o que é? Tem como tratar? O que pode ser feito?

A calvície, cujo nome científico é Alopecia Androgenética, afeta mais homens que mulheres justamente pela queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios masculinos como a testosterona. Mas as mulheres também produzem esse hormônio, porém em quantidades menores, causando quadros de calvície – raros, mas reais!

Confira com a Neoderme tudo sobre calvície e o que pode ser feito para amenizar este quadro!

Cabelo que cai
O ciclo de vida de cada fio de cabelo é marcado por fases de crescimento, repouso e queda. Após um certo tempo, quando o cabelo para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento. Essa renovação contínua faz com que uma pessoa possa perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias sem desenvolver calvície.

E quando a perda de cabelo é mesmo calvície?
As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e hormônios masculinos que enfraquecem os folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva.

Mas ainda tem outras causas que influenciam:
– infecções provocadas por fungos ou bactérias
– traumas na região capilar
– hábitos compulsivos de arrancar os próprios fios de uma determinada área
– excesso de oleosidade que provoca a dermatite seborreica
– uso exagerado de produtos químicos
– distúrbios da tireoide
– má alimentação
– ausência de vitaminas ou de medicamentos
– estresse diário

Após cirurgias e partos e durante o tratamento de quimioterapia, a perda de cabelo pode ser mais intensa, porém, passageira. Nesses casos, cessada a causa, o cabelo volta a crescer.

Quando acontece a calvície?
Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema que, apesar de iniciar na adolescência, fica mais aparente após por volta dos 40 ou 50 anos. Apesar do termo “andro” se referir ao hormônio masculino, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue.

Sintomas de calvície
Nos homens, a queixa mais frequente na alopecia androgenética é a de afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Nas mulheres, a região central é mais acometida, pode haver associação com irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo.

Qual o tratamento?
Basicamente, o uso de estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e bloqueadores hormonais podem ajudar, mas tudo deve ser feito com orientação profissional da Neoderme.

Este tratamento é ideal para estacionar e recuperar parte da perda de cabelos.
– Para homens: bloqueadores hormonais via oral ajudam no tratamento
– Para mulheres: anticoncepcionais, espironolactona, ciproterona e a própria finasterida podem ser receitados.

Nos casos mais extensos, um transplante capilar pode melhorar o aspecto estético.

Tem como fazer alguma prevenção?
A calvície tem origem genética, apesar de alguns fatores piorarem o problema, como dissemos anteriormente. No entanto, realizar exames genéticos são ideais para identificar pacientes com maior risco de desenvolver a doença, mas não tem como evitar totalmente o desenvolvimento da alopecia sem o tratamento adequado.

Mas evitar o estresse e cuidar da alimentação podem ajudar a reter os fios e não avançar o processo de calvície. Lembre-se que o cabelo é muito suscetível a inúmeros fatores, dentre eles estresse físico e mental, como dietas restritivas, pós-operatório de cirurgias bariátricas, doenças crônicas, entre outros.Não se estressar já é de grande ajuda!

Sobre alimentação, dietas pobres em ferro e vitaminas podem contribuir para a piora da queda de cabelos. A dosagem de ferro (ferritina), vitamina D, zinco e vitamina B12 são alguns dos exames solicitados na investigação de queda de cabelo. Caso estejam deficientes, é possível fazer a reposição desses nutrientes – claro, com a supervisão de um especialista!

Sentindo a perda de cabelo? Fale com a Neoderme agora mesmo!

Agende sua avaliação