6 dicas para limpar o rosto corretamente

Muita gente não dá a devida importância para a limpeza da pele no dia a dia, mas fazê-la corretamente é fundamental para que se tenha uma pele hidratada, sem oleosidade excessiva e sempre bonita. Segundo a dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Luz Marina Hannah Grohs, o primeiro passo para uma limpeza saudável começa com a consulta a um especialista.

Aproveite:

:: Promoção de depilação definitiva: R$ 95 a sessão. Clique aqui e saiba mais!

“A consulta com o médico dermatologista ajudará a identificar o seu tipo de pele, seja oleosa, muito oleosa, seca, normal e sensível. Usar produtos adequados para seu tipo específico de pele ajuda no controle da oleosidade, evita o ressecamento exagerado da pele e auxilia na penetração de ativos, hidratantes que serão aplicados na pele em seguir. Outra dica importante é evitar produtos à base de álcool que podem ressecar muito a pele”, indicou a dermato.

Leia também:

:: 8 coisas que você precisa saber sobre as espinhas

:: Conheça os benefícios do ácido hialurônico

:: Saiba o que é Black Peel e seus principais benefícios

Erros mais comuns
A especialista listou os erros mais comuns na hora da limpeza facial:

limpar-o-rosto-agua-fria

Para limpar o rosto, use água morna ou fria.

–  Lavar o rosto na hora do banho com água quente: é o principal erro, pois a temperatura da água irá ressecar demasiadamente e provocar aumento da oleosidade ou ressecar ainda mais quem tem a pele seca;

–  Utilizar sabonetes corporais para lavar o rosto: a pele do rosto tem características diferentes de necessidades que a pele corporal, causando mais ressecamento e agressão;

 Usar os sabonetes de limpeza para retirar a maquiagem: prefira produtos específicos como solução micelar para retirar a maquiagem;

 Não retirar a maquiagem antes de dormir: a permanência de maquiagem no rosto irá irritar a pele, principalmente na região dos olhos, onde o rímel penetra mais nos cílios e pode ocasionar a queda deles quando for retirá-la de manhã.

Para quem não vive sem maquiagem, a água micelar é uma boa opção, pois pela composição mista de água e óleo na fórmula (micela) permite a remoção mais facilmente dela. “Além disso, realiza a limpeza do rosto e já faz o efeito de tonificar a pele, substituindo os tônicos tradicionais”, acrescenta a médica.

Sabonete em barra, em gel ou em mousse?
Para a pele oleosa ou muito oleosa, a orientação é utilizar sabonetes em barra que têm efeito mais adstringente. “Mas alguns sabonetes líquidos também têm essa propriedade”, acrescenta Luz Marina.

Sabonetes em gel geralmente de formulação mais suave são bons para peles sensíveis ou que foram submetidas a procedimentos na pele como laser ou peeling. Já os produtos em mousse são bons porque deixam poucos resíduos na pele e são fáceis de enxaguar.

“Por isso é importante a consulta com o dermatologista para a indicação correta do melhor tipo de sabonete para cada pele”, reforça.

6 dicas para limpar o rosto corretamente
Para ficar com a pele sempre bonita e higienizada, a especialista fez um passo a passo importante com seis dicas fáceis de seguir. Confira:

1 – Identifique seu tipo de pele com o especialista – o médico dermatologista vai te orientar sobre o produto de limpeza mais adequado para a face;

2 – Se estiver com maquiagem, use solução micelar antes da limpeza com sabonete;

secar-rosto-limpeza-pele-neoderme

A dica é secar o rosto levemente com uma toalha macia.

3 – Lave o rosto somente com água fria ou morna/fria, colocando um pouco do sabonete nas mãos e gentilmente esfregando o rosto para limpeza;

4 – Seque gentilmente o rosto com toalha macia;

5 – Pela manhã, após a limpeza, utilize hidratantes e logo depois o filtro solar;

6 – A noite, após a limpeza, se estiver utilizando algum produto com ação clareadora ou produtos à base de ácido retinoico, aguarde 10 minutos após a limpeza para então aplicá-los na face.

Sobre Luz Marina Hannah Grohs
Luz Marina Hannah Grohs é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência médica em Dermatologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ – SP). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da International Society of Dermatology.

Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.

Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

SERVIÇO

Neoderme – Dermatologia e Estética

Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro

Empresarial Champs Elysees

Bairro: Batel / Curitiba – PR

Telefone: (41) 9 9225-1119 / 3077-5060 / 9 8885-4907

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.

Atendimento telefônico: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

Site: www.neoderme.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/

Instagram: www.instagram.com/neoderme

YouTube: Neoderme Dermatologia e Estética