Poros dilatados
Os poros são pequenas aberturas na pele. Deles saem os pelos e as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção da oleosidade da pele. Nas áreas mais oleosas do rosto, como testa, nariz e queixo, eles tendem a ser maiores. Além disso, a flacidez, o envelhecimento e o suor estimulam a dilatação, por isso é uma situação mais frequente no verão.
As glândulas sebáceas ficam mais ativas depois da puberdade. Vale lembrar que o sebo secretado pelas glândulas tem ação bactericida, ajuda a lubrificar e impermeabilizar a pele, e protege os pelos.
Para auxiliar no controle da oleosidade, a principal orientação é usar protetor solar diariamente, pois além de auxiliar na prevenção do câncer de pele, o protetor previne manchas e rugas. Há inúmeras opções nas farmácias, inclusive protetores indicados para pele oleosa. Consulte sempre seu dermatologista.
Outra dica importante é o uso de produtos adstringentes, pois retiram o excesso de gordura da superfície da pele, removendo as células mortas e evitando o ressecamento da pele. A hidratação também é fundamental para manter os poros menos aparentes.