Harmonização Facial
O que é
A harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos (não cirúrgicos) que visam deixar a face com um aspecto mais jovial, trazendo de volta o formato de rosto que tínhamos quando éramos mais jovens. À medida que envelhecemos, já a partir dos 25 anos, iniciam-se uma série de alterações na estrutura facial que, ao longo dos anos, vão deixando a face com um aspecto de cansaço e envelhecimento.
Rosto ‘caído’
As principais alterações na estrutura facial compreendem a reabsorção dos ossos da face e reabsorção da gordura facial, e somado a isso, o afinamento da pele com a perda de colágeno. Tudo isso vai levando a um “derretimento” do rosto: o que deixa a região do malar (bochecha) caída, o contorno facial pouco definido, as olheiras profundas, o bigode chinês mais evidente, um acúmulo de gordura nos lados do queixo (o famoso “buldogue”), afinamento dos lábios, queda dos cantos da boca (dando um aspecto de triste) e atrofia das têmporas, ou seja, uma desestruturação da arquitetura do rosto nos níveis mais profundos.
Todas essas alterações vão acontecendo muito lentamente já a partir dos 25 anos, e a sua evidenciação mais clara depende de muitos fatores, tais como genética, tabagismo, alterações de peso, alimentação, estrutura facial prévia, fatores hormonais, atividade física, uso de alguns tipos de medicamentos e algumas doenças sistêmicas.
Harmonização facial, aliada da beleza
Com os procedimentos de harmonização facial, que incluem aplicação de ácido hialurônico, medicamento que relaxa o músculo e bioestimuladores, o objetivo é recuperar a estrutura facial que foi ‘caindo’ com o passar do tempo.
A aplicação de ácido hialurônico dá um resultado de sustentação e lifting dos contornos de forma imediata. Os bioestimuladores (Scultpra, Radiesse) dão sustentação e aumento de colágeno ao longo dos meses após a aplicação, o que auxilia e muito no tratamento e prevenção do envelhecimento. E o medicamento que relaxa o músculo é responsável pelo relaxamento muscular da face e pescoço.
Principais objetivos
Os principais objetivos da harmonização facial são:
– rejuvenescimento;
– prevenção;
– beautification.
A harmonização facial possibilita a correção de algumas alterações estéticas como olheiras (quando profundas), contorno da mandíbula, contorno malar, sulcos (bigode chinês), contorno e volume dos lábios, qualidade da pele, contorno do queixo, levantamento das sobrancelhas, levantamento dos cantos da boca, relaxamento da musculatura da testa e olhos e relaxamento do músculo superficial do pescoço (platisma).
Os bioestimuladores atuam diretamente na prevenção, pois ativam diretamente o colágeno, e com o aumento do colágeno possibilitam qualidade da pele e sustentação facial.
Além disso, a harmonização possibilita um embelezamento, pois com ela é possível acentuar o formato do osso zigomático (dando um aspecto de ‘top model’), e acentuar o osso da mandíbula, deixando o contorno facial bem definido.
Como é feita a harmonização facial
No rosto do paciente é aplicado um anestésico tópico, e após isso é aplicada a injeção com preenchedores (uso de agulhas ou microcânulas).
Quanto tempo leva a aplicação
A aplicação é rápida, em média, de 30 minutos a 1 hora, dependendo das áreas tratadas.
Duração do resultado
Em média, os resultados da harmonização facial podem durar de 1 ano e meio a 2 anos, dependendo do tipo de preenchedor. O Ellansé, por exemplo, é um preenchedor e bioestimulador à base de uma substância chamada policaprolactona (PCL) e os resultados podem durar até 4 anos.
Como fica o rosto após a harmonização
Após o procedimento de harmonização facial, o rosto pode apresentar um pouco de inchaço, mas o paciente poderá retornar às suas atividades normalmente.
Período de recuperação
Como é um tratamento não cirúrgico, a harmonização facial tem recuperação rápida e simples. Como já citado anteriormente, pode haver inchaço em algumas regiões, mas as atividades diárias de trabalho podem ser cumpridas normalmente.
Algumas recomendações importantes são: proteger a pele da exposição solar e não fazer massagens faciais para não prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.