Flacidez
A flacidez pode atingir o rosto e o corpo, e faz parte do processo natural e vem com o envelhecimento. À medida que a idade avança, a pele vai ficando mais frágil e suscetível ao aparecimento da flacidez, queixa frequente de homens e mulheres nos consultórios dermatológicos.
Como a pele é maior órgão do corpo e o que mais reflete os efeitos do tempo, é preciso cuidar dela investindo numa boa alimentação e escolhendo um estilo de vida saudável. A flacidez da pele pode ser agravada caso o paciente tenha maus hábitos, tais como tabagismo, alimentação rica em açúcar e gordura e sedentarismo.
Após os 25 anos, a pele passa a produzir menos colágeno (proteína que dá estrutura e elasticidade à pele) e, além disso, inicia-se um processo de degradação natural dele, que se acentua com o passar dos anos. Com isso, a pele vai ficando mais fina e mais flácida. Estima-se que após os 25 anos, nossa pele perca 1% de colágeno ao ano.
Após os 55 anos, a pele passa a ficar mais fina e seca, por uma perda acentuada das fibras elásticas e colágenas, e por uma perda da hidratação natural da pele. A deficiência de hormônios como estrógenos e andrógenos resultam na degradação de colágeno, ressecamento, perda da elasticidade, atrofia e enrugamento da pele.
Outros fatores que contribuem para a flacidez da pele é o envelhecimento extrínseco, provocado por estímulos externos, como o excesso de exposição solar, tabagismo, má alimentação, estresse, excesso de álcool, entre outros.
Prevenção
Para prevenir a flacidez da pele, é importante mudar alguns hábitos. Ao se expor ao sol, por exemplo, seja na praia ou no dia a dia, é fundamental o uso do protetor solar, já que o sol afeta a produção de colágeno e a elasticidade da pele.
Outra dica é manter uma alimentação saudável e rica em alimentos ricos em colágeno, como carnes, ovos e peixes (fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12), feijão, brócolis e ervilha (fontes de ácido fólico), cerejas, uvas, soja (contêm flavonoides, que estimulam a renovação celular) e aveia e leguminosas (ricos em silício, mineral indicado para auxiliar na manutenção da rigidez das células).
É importante, ainda, manter uma rotina de hidratação da pele com o uso de cremes à base de retinol, ácido glicólico, elastina, colágeno, vitaminas C e E, pois ajudam a prevenir a flacidez da pele.
Vale lembrar que a atividade física também auxilia na prevenção da flacidez. Fazer musculação, por exemplo, estimula o tônus muscular e diminui o tecido adiposo.