Em mais um ano de campanha do Dezembro Laranja, a Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca que #CancerdePeleECoisaSeria e ainda faz um alerta: os números da doença no Brasil são preocupantes.
O câncer de pele registra mais de 180 mil novos casos por ano e corresponde a 27% dos tumores malignos no Brasil.
“Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Na campanha deste ano, queremos compartilhar conteúdo que seja útil às pessoas, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada uma, para isso contaremos com a participação e o engajamento dos médicos dermatologistas, que também fazem a diferença na hora de passar a informação segura”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sérgio Palma.
Por isso, além dos hábitos de prevenção, é importante que os pacientes estejam atentos aos menores sinais que aparecerem na pele, em qualquer parte do corpo. A identificação precoce do problema garante 90% mais chances de cura.
Prevenção
As orientações para prevenir o câncer de pele são muito importantes e a principal delas é evitar a exposição excessiva ao sol, especialmente entre 10h e 16h. Também é fundamental usar protetor solar com FPS igual ou superior a 30 e reaplicá-lo a cada duas horas ou logo após o contato com a água.
Além disso, é indicado o uso de óculos de sol, bonés, chapéus e blusas com proteção UV.