Celulite
A celulite é o depósito de gordura sob a pele e se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, com o famoso aspecto de “casca de laranja” em algumas áreas do corpo.
Geralmente a celulite tende a aparecer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas, parte inferior do abdome e braços. Vale lembrar que a obesidade não é condição necessária para a sua existência, pois há mulheres magras com celulite.
As causas da celulite não são totalmente conhecidas, mas o fator genético é importante. Outros fatores de predisposição para o aparecimento de celulite são:
– Problemas de circulação: quando o sangue não circula corretamente, a drenagem das toxinas fica comprometida, deixando o líquido que fica entre as células mais gelatinoso e viscoso;
– Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos podem causar disfunções no metabolismo, agravando a celulite;
– Estilo de vida: a má alimentação, a falta de exercício físico e o estresse podem contribuir para o aparecimento da celulite.
Tipos de celulite
Há vários graus de celulite, e a classificação avalia as principais características clínicas do problema, como:
– Número e profundidade de depressões;
– Aspecto das áreas elevadas da celulite;
– Presença de lesões elevadas;
– Presença de flacidez;
– Graus da antiga classificação
Cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três. A soma total dos pontos vai mostrar se a celulite é: leve (1 a 5 pontos); moderada (6 a 10 pontos); grave (11 a 15 pontos).
Sintomas
Como comentado acima, há vários graus de celulite, desde os mais superficiais (só aparecem quando os músculos se contraem), até os mais visíveis, com nodulações aparentes. Nos graus avançados, a celulite pode até causar dor, pois promove a compressão de terminações nervosas locais, comprometendo a qualidade de vida.
Prevenção
Apesar de as causas da celulite não serem totalmente conhecidas, muitos pesquisadores afirmam que a celulite é uma condição fisiológica, característica das mulheres, com diversos fatores envolvidos.
O recomendado é investir num estilo de vida saudável, com uma alimentação rica em fibras, verduras, legumes, frutas e alimentos integrais, ingerir bastante água ao longo do dia para melhorar a circulação sanguínea, reduzir o consumo de sódio (pois ele causa retenção líquida), não fumar, evitar alimentos gordurosos e praticar atividade física, pois ela também auxilia na melhor circulação do sangue.