Estrias
As estrias são lesões lineares que se formam devido à distensão da pele, o que leva ao rompimento e estiramento das fibras elásticas e colágenas que sustentam a derme. Mais comuns nas mulheres, as estrias podem ocorrer em situações como gravidez, obesidade, uso prolongado de corticoides, crescimento rápido durante a puberdade, entre outros.
As estrias podem ter aspecto rosado ou da cor da pele (estrias recentes) ou branca (quando já são tardias), e ocorrem principalmente no abdômen, nádegas, coxas e mamas.
Prevenção
A melhor forma de prevenir as estrias é evitar a perda ou ganho de peso rápido. O desejo de emagrecer deve ser orientado por um profissional especializado, já que as medidas drásticas adotadas pela maioria das pessoas, como dietas muito restritivas, podem gerar muitos prejuízos à saúde e também à estética. O fato de emagrecer muito rápido sem a devida reeducação alimentar pode fazer com que o paciente engorde tudo novamente em pouco tempo, gerando o conhecido “efeito sanfona”.
Assim, ao engordar, o estiramento da pele leva ao rompimento das fibras de colágeno e elastina. Quanto mais o paciente engorda e emagrece várias vezes seguidas, mais frágil fica a pele, e consequentemente as estrias aparecem.
Com mudanças no hábito alimentar e a orientação de um nutricionista, é possível reduzir os danos causados pela perda de peso, que incluem as estrias e a flacidez.