Rugas e Linhas de Expressão
As rugas são linhas de expressões que se formam na pele no decorrer do processo do envelhecimento, e o envelhecimento está ligado diretamente ao estilo de vida adotado. A alimentação inadequada, o excesso de carboidrato, a exposição ao sol sem os devidos cuidados e até mesmo a poluição contribuem para que a renovação celular seja menor.
Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de colágeno, ácido hialurônico (componente natural do nosso organismo, presente nas articulações e em grande quantidade na pele), elastina (proteína que forma fibras elásticas no nosso organismo), entre outros.
Após os 25 anos, a pele passa a produzir menos colágeno (proteína que dá estrutura e elasticidade à pele) e, além disso, inicia-se um processo de degradação natural dele, que se acentua com o passar dos anos. Com isso, a pele vai ficando mais fina e mais flácida. Estima-se que após os 25 anos, nossa pele perca 1% de colágeno ao ano.
Tipos de envelhecimento
Há dois principais tipos de envelhecimento da pele:
– envelhecimento cutâneo intrínseco: causado pela passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos;
– envelhecimento extrínseco: é provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais como o estilo de vida e o estresse.
Causas das rugas
As principais causas para o surgimento das rugas são: o envelhecimento natural da pele, a alta exposição solar, a perda de colágeno, a má alimentação, o cigarro, o estresse, a poluição e o consumo exagerado de açúcar.
Tipos de rugas
– rugas finas (estáticas): tipo mais superficial de rugas, elas aparecem entre os 20 e 30 anos. São relacionadas com a perda de colágeno e causadas pela exposição diária ao sol sem a devida proteção;
– linhas de expressão (dinâmicas): surgem com os movimentos repetidos do rosto, e aparecem entre os 30 e 40 anos. Alguns exemplos: ‘código de barras’ (rugas ao redor da boca), ‘pés de galinha’ (ao redor dos olhos) e ‘bigode chinês’ (ruga que vai do canto do nariz até as extremidades dos lábios).
– rugas profundas (dinâmicas): são causadas pelo envelhecimento e aparecem mesmo com o rosto relaxada. São comuns entre os 40 e 50 anos;
– rugas gravitacionais (estáticas): acompanham a flacidez dos músculos e comum entre 60 e 70 anos. Elas aparecem por causa da gravidade e são comuns no pescoço e ao redor do maxilar.