Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Verrugas

O que é

As verrugas são lesões de pele provocadas pelo vírus HPV, muito comuns em crianças e adultos, que podem aparecer em qualquer área do corpo, mas são mais comuns nas mãos e nos pés.

Como acontece a transmissão

A transmissão ocorre por contato direto com pessoas ou objetos contaminados pelos vírus. Podem se apresentar de diferentes maneiras: verrugas vulgares, planas, filiformes, plantares e genitais.

É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus. Outras formas de transmissão são pelo contato sexual e ou no momento do parto. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas.

O pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos.

Sintomas

Geralmente as verrugas não costumam apresentar sintomas. No entanto, em alguns casos podem apresentar sangramento ou dor. As verrugas podem ser ásperas, da cor da pele, com aspecto de couve-flor, mas também podem ser planas, macias e escuras.

Tratamento

É recomendado o tratamento pelo risco de disseminação do vírus para outras pessoas e surgimento de novas lesões no próprio indivíduo. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.

As verrugas podem retroceder espontaneamente ou persistir por anos. Crianças, geralmente, se curam sem necessidade de medicação, mas devido ao risco de disseminação do vírus para outras pessoas, é recomendado o tratamento. Nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer sem tratamento. 

Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam à destruição ou à remoção das lesões. São usados tanto medicamentos tópicos, quanto ácidos, por exemplo, até procedimentos cirúrgicos.

Prevenção

As vacinas contra o HPV são distribuídas gratuitamente pelo SUS e são indicadas para prevenção da infecção genital, reduzindo o risco de evolução para o câncer genital. É indicada para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. Por ser uma vacina preventiva, deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual.

Agende sua avaliação

    Open chat