Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Unhas Fracas

O que é

As unhas fracas e quebradiças podem indicar que algo no nosso organismo não vai bem. Por isso, é recomendado procurar um dermatologista para identificar as causas e sugerir o tratamento mais eficaz.

Em alguns casos, unhas fracas e quebradiças podem indicar a falta de vitaminas, alterações hormonais ou até mesmo anemia. O contato frequente com produtos de limpeza e o mau hábito de roer unhas também podem deixá-las mais fracas.

Como cuidar

As unhas devem ser cortadas com tesoura ou aparadas com lixas, sempre de uso pessoal. A cutícula não deve ser retirada, pois facilita a entrada de fungos e bactérias, deixando a unha desprotegida.

Se houver coceira na pele e alergias, a dica é interromper o uso dos produtos utilizados, como esmaltes, brilhos, hidratantes, fortificantes, entre outros. A alergia ao esmalte pode causar vermelhidão e coceira na face e pescoço.

As unhas precisam respirar, por isso é indicado ficar sem passar esmalte por pelo menos 3 dias – entre uma esmaltação e outra. O uso frequente do produto pode causar ressecamento e deixar as unhas fracas.

Micose nas unhas

A micose de unha (onicomicose) é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. São mais comuns nas unhas dos pés por causa do uso de calçados e meias, que acabam criando um ambiente propício para a proliferação de fungos. A micose pode causar descolamento da unha, deixando-a com aspecto amarelado e esbranquiçado, ou até mesmo um espessamento maior, quando as unhas ficam mais grossas, duras e geralmente escuras.

A micose costuma ser mais frequente no verão devido ao calor e umidade, ambientes propícios para a multiplicação dos fungos. Em alguns casos, a micose pode ser confundida com alergias de pele.

Tratamento

Para unhas fracas, com descamação e quebradiças, o ideal é procurar um dermatologista para que o diagnóstico seja feito corretamente. Quando necessário, é recomendado o tratamento conjunto com um nutricionista, pois unhas fracas podem indicar carência de nutrientes.

Agende sua avaliação

    Open chat