Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Rugas e Linhas de Expressão

As rugas são linhas de expressões que se formam na pele no decorrer do processo do envelhecimento, e o envelhecimento está ligado diretamente ao estilo de vida adotado. A alimentação inadequada, o excesso de carboidrato, a exposição ao sol sem os devidos cuidados e até mesmo a poluição contribuem para que a renovação celular seja menor.

Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de colágeno, ácido hialurônico (componente natural do nosso organismo, presente nas articulações e em grande quantidade na pele), elastina (proteína que forma fibras elásticas no nosso organismo), entre outros.

Após os 25 anos, a pele passa a produzir menos colágeno (proteína que dá estrutura e elasticidade à pele) e, além disso, inicia-se um processo de degradação natural dele, que se acentua com o passar dos anos. Com isso, a pele vai ficando mais fina e mais flácida. Estima-se que após os 25 anos, nossa pele perca 1% de colágeno ao ano.

Tipos de envelhecimento

Há dois principais tipos de envelhecimento da pele:

– envelhecimento cutâneo intrínseco: causado pela passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos;

– envelhecimento extrínseco: é provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais como o estilo de vida e o estresse.

Causas das rugas

As principais causas para o surgimento das rugas são: o envelhecimento natural da pele, a alta exposição solar, a perda de colágeno, a má alimentação, o cigarro, o estresse, a poluição e o consumo exagerado de açúcar.

Tipos de rugas

– rugas finas (estáticas): tipo mais superficial de rugas, elas aparecem entre os 20 e 30 anos. São relacionadas com a perda de colágeno e causadas pela exposição diária ao sol sem a devida proteção;

– linhas de expressão (dinâmicas): surgem com os movimentos repetidos do rosto, e aparecem entre os 30 e 40 anos. Alguns exemplos: ‘código de barras’ (rugas ao redor da boca), ‘pés de galinha’ (ao redor dos olhos) e ‘bigode chinês’ (ruga que vai do canto do nariz até as extremidades dos lábios).

– rugas profundas (dinâmicas): são causadas pelo envelhecimento e aparecem mesmo com o rosto relaxada. São comuns entre os 40 e 50 anos;

– rugas gravitacionais (estáticas): acompanham a flacidez dos músculos e comum entre 60 e 70 anos. Elas aparecem por causa da gravidade e são comuns no pescoço e ao redor do maxilar.

Tratamentos

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado atualmente, e permite a hidratação da pele, sustentação, melhora do contorno facial, correção de sulcos, cicatrizes de acne, olheiras. Ele atua preenchendo o espaço entre as células, mantendo-a lisa e hidratada, e contribuindo também para diminuir a profundidade de rugas e linhas de expressão.

Toxina botulínica

A toxina botulínica trata os músculos da mímica facial, ou seja, relaxa os músculos do movimento. Ela é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas, como por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas, os “pés de galinha” nos cantos dos olhos, as linhas horizontais na testa, entre outros.

Agende sua avaliação

    Open chat