Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Melasma

Melasma é uma queixa bastante frequente no consultório dermatológico. É uma condição de pele benigna que se caracteriza pelo surgimento de manchas de coloração amarronzada clara ou mais escura na pele, com bordas mal delimitadas, que geralmente afetam região da testa, bochechas, acima dos lábios e lateral do rosto.

O melasma afeta com mais frequência as mulheres, mas os homens também podem sofrer com o problema.

Causas do melasma

As causas para o melasma são várias, podendo surgir durante ou após a gestação por conta do estímulo hormonal, mas também pode ser desencadeado por uso de métodos hormonais, como anticoncepcional oral, injetável, etc. Outro fator de piora das manchas é a exposição solar, por isso a queixa frequente de escurecimento e aumento das manchas após a temporada de férias e intensa exposição ao sol.

Recentemente foi identificado outro fator de piora para o melasma: a luz visível presente em fontes de luz natural (corresponde a 40% da radiação solar) e artificial, como lâmpadas fluorescentes, de LED, telas de celular, computador. Logo, mesmo homens e mulheres que trabalham em ambientes fechados ou em dias nublados devem usar filtro solar. Além disso, a predisposição genética influencia no aparecimento das manchas (história familiar).

Todo melasma é igual?

O médico dermatologista analisa o melasma de acordo com a coloração. Em geral, o tom marrom escuro indica que o melasma se localiza mais superficialmente na pele, chamado de melasma epidérmico. Quando a sua tonalidade é mais marrom clara, é possível que o pigmento esteja mais profundo, ou seja, na derme. Além disso, no consultório é possível utilizar uma lâmpada de WOOD (luz ultravioleta de baixa intensidade) que usa a fluorescência emitida pela própria pele para identificar a presença do melasma, verificar sua extensão e auxiliar no tratamento.

Mas é muito comum o melasma ser considerado misto (epidérmico e dérmico), ou seja, o pigmento se localizar nas duas camadas da pele. Por isso, o tratamento não é igual para todos, pois o melasma pode se comportar de maneira diferente em vários pacientes, sendo mais resistente em alguns casos.

Cuidados no tratamento do melasma

A melhor maneira de prevenir o melasma é a proteção solar. O melasma é uma condição crônica, e o paciente deve se dedicar ao tratamento e cuidados, como não se expor ao sol sem proteção; caso contrário, o melasma pode escurecer.

As principais orientações e tratamento do melasma consistem em:

– usar bloqueador solar de alta proteção (FPS 99) diariamente, reaplicando a cada 4 horas, de preferência com fator físico (cor do filtro) para bloquear a luz visível;

– evitar horários impróprios de exposição intensa ao sol, pois o calor piora o melasma, e associar chapéus de tecidos com filtro solar;

– ter uma rotina de clareadores diurnos e noturnos conforme prescrição do dermatologista.

Dependendo da evolução e histórico de tratamento é possível associar ao tratamento domiciliar tecnologias como laser específico para tratamento de melasma, peelings químicos, drug delivery, entre outros.

Tratamentos

Fotoproteção

Pacientes com melasma devem usar filtro solar de alta proteção diariamente, (FPS 99) diariamente, reaplicando a cada 4 horas. Também é associado ao tratamento cremes à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico.

Laser Q-switched

Com alto poder de penetração na pele, a grande vantagem do laser Q-switched é ter a energia baixa e o pulso curto, para que o calor liberado não seja agressivo e não manche a pele.

Peelings químicos

São realizados através da aplicação de uma substância na superfície da pele, e têm vários objetivos, dentre eles o tratamento de manchas. O peeling pode ser superficial ou atingir camadas mais profundas da pele.

MMP®

A sigla MMP® significa Microinfusão de Medicamentos na Pele. A técnica facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos na pele do rosto ou corpo, ajudando no tratamento do melasma.

Agende sua avaliação

    Open chat