Saiba que fatores podem causar dermatite seborreica

24/12/2020

Tratar a dermatite seborreica significa também superar a falsa impressão de que o problema é causado por falta de cuidados. A doença é uma inflamação não contagiosa e que não é causada pela falta de higiene!

 

A descamação e a vermelhidão causadas pelo problema afetam principalmente o rosto – sobrancelhas e cantos do nariz – o couro cabeludo e as orelhas. Por se tratar de uma doença crônica, a dermatite seborreica não tem cura, apenas períodos de melhora e piora. Nos recém-nascidos, porém, a condição é temporária.  

 

Os principais sintomas do problema são oleosidade na pele e no couro cabeludo; escamas brancas que descamam; escamas amareladas que ardem; coceira; vermelhidão e até perda de cabelo.

 

Diversos fatores podem causar o problema, como fatores genéticos ou agentes externos que desencadeiam a inflamação. Os mais comuns são alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. Outro agente causador da dermatite seborreica pode ser o fungo Pityrosporum ovale

 

O tratamento da dermatite seborreica deve ser feito com acompanhamento médico, a partir do quadro de cada paciente, com indicação de medicamentos e práticas para aliviar o problema. 

 

Também é importante verificar com o médico dermatologista quais medidas devem ser tomadas para evitar o aparecimento dos sintomas, sendo indicado evitar banhos quentes, evitar roupas que retenham o suor, manter alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e controlar o estresse e a ansiedade.

 

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia