Conheça os benefícios da vitamina D

Além dos benefícios mais comuns conhecidos em relação à vitamina D, como a prevenção da osteoporose, estudos mostram que a vitamina também desempenha outras importantes funções no nosso organismo. Luz Marina Hannah Grohs, dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explicou um pouco sobre esse grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo.

“Além do papel protetor contra fraturas ósseas, osteoporose, a vitamina D é agora proposta como redutora de um espectro de doenças crônicas, incluindo cânceres internos, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, distúrbios metabólicos e doenças mentais”, comentou a especialista.

Veja também:
:: Entrevista: sol e cigarro prejudicam a produção de colágeno

:: Neoderme no Viver Bem da Gazeta do Povo

:: Ainda sem cura, psoríase possui tratamento e pode ser controlada

A vitamina D promove a absorção de cálcio, nutriente necessário para o crescimento regular dos ossos.

Sol, fonte de vitamina D
A exposição solar é a principal fonte de produção da vitamina, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Mas é preciso cuidar com o excesso de sol e entender que o uso de protetor solar não leva à deficiência da vitamina.

“Embora se suspeite de que o uso adequado do protetor solar impede a síntese suficiente de vitamina D, há poucos estudos que analisam esta questão. Na prática, é que muitas pessoas geralmente não passam o filtro solar direito, e aí, parte da pele fica desprotegida e consegue produzir vitamina D. Mas vale ressaltar que o uso regular de fotoprotetores não leva à deficiência dessa vitamina”, esclarece a médica.

Fatores que influenciam na produção da vitamina D
Existem vários fatores ambientais que influenciam na produção cutânea de vitamina D, tais como posição geográfica (latitudes altas e altitudes baixas), aumento da poluição, concentrações aumentadas de ozônio, aumento da pigmentação da pele, redução sazonal de dias (inverno), idade (idosos), entre outros.

Vale lembrar, também, dos fatores externos (ambientais) que afetam a quantidade de UV-B disponível e sua capacidade para produzir vitamina D, além da influência da resposta potencial de cada indivíduo.

“É difícil afirmar o tempo de exposição médio necessário ao sol para que a vitamina D se faça presente no nosso organismo. Como nosso país possui altos níveis de insolação, poucos minutos de exposição ao ambiente externo, qualquer que seja o clima, com pequena área exposta de pele, seriam suficientes para produzir vitamina D. É importante frisar, ainda, que a preocupação maior deve ser com os riscos relacionados à exposição solar do que com a não exposição”, ressaltou a dermato.

Reposição da vitamina D
Caso o paciente realize exames e seja comprovado a deficiência da vitamina, é possível fazer a reposição através de medicações em gotas ou cápsulas, e com uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina D, principalmente peixes e leites fortificados.

Sobre Luz Marina Hannah Grohs
Luz Marina Hannah Grohs é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência médica em Dermatologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ – SP). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da International Society of Dermatology.

Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.

Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Serviço:
Neoderme
Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro Empresarial Champs Elysees
Bairro: Batel / Curitiba – PR
Telefone: (41) 3077-5060
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.
Atendimento telefônico: das 8h às 18h
Site: www.neoderme.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/
Instagram: www.instagram.com/neoderme