Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Como evitar doenças de pele como micose e frieiras no verão?

O calor e a umidade são condições perfeitas para o aparecimento de duas doenças de pele muito comuns no verão: a micose e a frieira. Apesar da frequência, alguns cuidados simples ajudam a evitar estes problemas, que são causados por fungos e se não tratados de maneira correta podem atrapalhar o período de férias na praia ou na piscina.

 

A manutenção de hábitos higiênicos ajuda na prevenção das doenças. Fique atento:

  • secar-se bem, principalmente as dobras (axilas, virilhas e dedos dos pés);
  • evitar andar descalço em locais úmidos, como vestiários e saunas, dando preferência aos chinelos e às sandálias;
  • não permanecer com roupas molhadas durante longos períodos;
  • não compartilhar roupas íntimas, toalhas e escovas de cabelo;
  • não usar calçados fechados por longos períodos e escolher modelos largos e ventilados;
  • evitar roupas quentes e justas, com tecidos sintéticos, que prejudicam a transpiração da pele;
  • evitar banheiros públicos.

 

Micoses

As micoses são causadas por fungos que se desenvolvem no corpo e atingem a pele, as unhas e os cabelos. Em geral, são quatro tipos superficiais de micose: pitiríase versicolor, tinea, candidíase e onicomicoses, cada uma com características específicas:

 

  • Também conhecida como micose de praia ou pano branco, a Pitiríase Versicolor é bastante muito comum, especialmente entre jovens. O problema tem evolução crônica e é mais recorrente em pessoas com pele oleosa. O aspecto é de manchas brancas que descamam, normalmente nos braços, tronco, pescoço e rosto. Em alguns casos, a Pitiríase Versicolor se apresenta como manchas escuras e avermelhadas. 
  • A tiena é causada por fungos instalados na queratina da pele, pelos e unhas, e aparecem como manchas vermelhas e escamosas. Tem bordas delimitadas, com bolhas e crostas.
  • A candidíase atinge a pele, as mucosas e as unhas, por um fungo considerado oportunista, ou seja, algumas situações favorecem o desenvolvimento: uso prolongado de antibióticos, baixa imunidade, diabetes e a própria umidade e o calor. Com aparência de placas esbranquiçadas na mucosa oral, no canto da boca ou na região genital, a candidíase ocorre em homens e mulheres, de diferentes idades. O problema causa coceira, manchas e secreção vaginal esbranquiçada.
  • A Onicomicoses é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina. Atinge unhas dos pés e das mãos e são mais comuns em adultos com mais de 55 anos. Em geral, a unha se descola do leito e se torna mais espessa, com mudanças na cor e na forma, além de odor desagradável.

 

Frieiras

Podem ser transmitidas entre pessoas e também de um animal ou da terra para uma pessoa. Assim como a micose, os fungos que causam a frieira atacam a pele, os pelos e as unhas, gerando infecções que podem durar semanas. 

 

Os sintomas são diversos e atingem várias partes do corpo, especialmente as dobras dos pés e da virilha, o couro cabeludo e as unhas. 

 

O tratamento para cada tipo de micose e frieira deve ser definido pelo médico dermatologista, com remédios antifúngicos e protocolos específicos.

 

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Agende sua avaliação