4 dicas para evitar acnes e espinhas

As espinhas aparecem quando menos esperamos e deixam nossa pele com um aspecto nada agradável. Elas são causadas principalmente por alterações hormonais, alimentação pobre em nutrientes, excesso de carboidratos (pães, doces, biscoitos, doces) e certos medicamentos, como corticoides.

Veja também:
:: Atividade física faz bem para a pele
:: Benefícios da drenagem linfática

Mas a boa notícia é que há tratamentos eficazes para resolver esse problema, além, é claro, de investir numa alimentação balanceada e nutritiva. Enumeramos 4 dicas para sua pele ficar longe das temidas espinhas:

1 – Alimentação balanceada: mantenha uma alimentação equilibrada com carboidratos, gorduras e proteínas.

2 – Evite o açúcar em excesso: alimentos com altos índices glicêmicos fazem o corpo liberar um fluxo de insulina e demais hormônios, que são capazes de intensificar a produção de óleo e inflamar a pele.

3 – Beba água: ela elimina as impurezas do organismo, deixa a pele mais firme e é um hidratante natural.

4 – Cuide da higiene do seu rosto: a recomendação é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia – de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir -, sempre com sabonetes específicos.

Se as acnes forem constantes, o ideal é consultar um dermatologista, que poderá avaliar o grau delas, o número de lesões, possíveis tendências a cicatrizes e manchas, e indicar o melhor tratamento.

Confira ainda:
:: Vitiligo pode ser influenciada por fatores emocionais
:: Psoríase: doença não contagiosa e que tem tratamento