Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Menos resistente, pele na 3ª idade precisa de cuidados especiais

Saiba como proteger a pele dos idosos

Dia 01º de outubro é o Dia Nacional do Idoso. E à medida que a idade avança, a pele vai ficando mais frágil e suscetível ao aparecimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e algumas manchas. Por isso, segundo a dermatologista da Neoderme, Giseli de Mattos Diosti Stein, hidratar a pele e fazer uso do protetor solar nessa fase da vida é fundamental.

Após os 55 anos, a pele passa a ficar mais fina e seca, por uma perda acentuada das fibras elásticas e colágenas, e por uma perda da hidratação natural da pele. A tudo isso somam-se as doenças crônicas que começam a aparecer nessa idade, principalmente o diabetes, que deixa a pele mais frágil e suscetível a várias doenças. Por esses motivos, hidratar a pele com cremes é fundamental, e o uso do protetor solar acaba sendo ainda mais importante, tudo para para minimizar o dano ultravioleta numa pele menos resistente”, explica a dermatologista.

Veja também:
:: Depilação a laser: orientações e cuidados
:: Neoderme no Viver Bem da Gazeta do Povo
:: Cigarro aumenta os riscos de doenças de pele
:: Entrevista: cuidados com a pele devem começar na infância

Após os 25 anos, a pele passa a produzir menos colágeno (proteína que dá estrutura e elasticidade à pele) e, além disso, inicia-se um processo de degradação natural dele, que se acentua com o passar dos anos. Com isso, a pele vai ficando mais fina e mais flácida. Estima-se que após os 25 anos, nossa pele perca 1% de colágeno ao ano.

Exposição solar sempre com proteção
De acordo com a dra. Giseli, evitar a exposição solar e fazer uso regular do protetor solar são as principais medidas para a prevenção do fotoenvelhecimento. “A radiação ultravioleta, além de aumentar o risco do câncer de pele, acentua o envelhecimento de forma nítida. No geral, é indicado um filtro solar com fator de proteção solar FPS 30, porém em alguns casos se faz necessário o uso de FPS mais alto, dependendo da cor da pele, presença de manchas e histórico de muita radiação solar ao longo da vida”, avalia.

Tabagismo x pele bonita
Se o excesso de sol ao longo da vida for associado ao tabagismo, o resultado é catastrófico: uma pele fina, flácida, com rugas superficiais e profundas, ceratoses (casquinhas vermelhas), manchas e câncer de pele. Outros fatores que contribuem para o envelhecimento são a má alimentação e a poluição.

Os cuidados começam na infância
O envelhecimento precoce é decorrente basicamente do excesso de radiação solar na infância e adolescência, pois é nesse período da vida em que ficamos mais tempos expostos ao sol. Por esse motivo é tão importante os pais iniciarem a prevenção nos seus filhos desde crianças. “Para se ter uma pele bonita após os 60 anos, o cuidado começa já na infância. Uma pele bonita nessa fase da vida é resultante de cuidados ao longo de toda a vida. Para isso, evitar o sol, usar bastante filtro solar, hidratar a pele e ter uma boa alimentação são pontos fundamentais. Uma boa saúde também contribui para uma pele bonita”, lembra a dermatologista.

Tratamentos
Para quem quer ficar com a pele bonita após os 60 anos, há alguns tratamentos que aceleram a renovação celular e estimulam a produção do colágeno, como os peelings mais profundos, lasers, e bioestimuladores do colágeno, como o ácido poliláctico e hidroxiapatita de cálcio.

Sobre Giseli de Mattos Diosti Stein
Giseli de Mattos Diosti Stein é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é membro efetivo da SBD e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Também é membro efetivo do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e membro efetivo do International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).

Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.

Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Serviço:

Neoderme

Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro Empresarial Champs Elysees

Bairro: Batel / Curitiba – PR

Telefone: (41) 3077-5060

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.

Atendimento telefônico: das 8h às 18h

Site: www.neoderme.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/

Instagram: www.instagram.com/neoderme

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Agende sua avaliação