Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

contato@neoderme.com.br

Endereço

Rua Carneiro Lobo, 468 - 12o Andar, Batel - Curitiba PR

Contato

contato@neoderme.com.br

Vitiligo

O que é

O vitiligo é uma doença caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas na pele. As lesões se formam devido à ausência de melanócitos (células que produzem a melanina, que dá a cor à pele) nos locais afetados. É uma doença autoimune que pode ser influenciada por fatores emocionais.

Causas

As causas do vitiligo ainda não estão totalmente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes podem estar associados ao vitiligo. Alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Vale lembrar que o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física do paciente.

Sintomas

Geralmente não há outro sintoma na pele além das manchas brancas, mas em alguns casos o paciente pode ter dores e sentir certa sensibilidade no local.

Tipos de vitiligo

Segmentar ou unilateral: apresenta-se em apenas uma parte do corpo, e pelos e cabelos também podem perder a coloração;

Não segmentar ou bilateral: é o tipo mais comum e se manifesta nos dois lados do corpo (exemplo: nos dois pés, nos dois joelhos, nas duas mãos). Há períodos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, depois acontece a estagnação. Esses ciclos ocorrem durante toda a vida.

Tratamento

O diagnóstico do vitiligo é essencialmente clínico. Não se pode falar em cura, mas há várias opções terapêuticas que podem ajudar o paciente. Por existirem diferentes doenças que provocam manchas brancas na pele, somente o dermatologista é capaz de fazer o diagnóstico e realizar o tratamento da doença.

Agende sua avaliação

    Open chat