Alergias de Pele

As alergias de pele incluem várias doenças, sendo as mais comuns as dermatites de contato e a urticária.

A dermatite de contato é caracterizada por manchas vermelhas e descamativas com bastante coceira, provocada pelo contato de alguma substância química capaz de produzir alergia. A dermatite de contato irritativa é geralmente provocada por sabonetes, detergentes, sabões, aparece em um grande número de pessoas, e é restrita ao local do contato.

Já a dermatite de contato alérgica depende do sistema de defesa do organismo, e pode demorar anos para aparecer, após o primeiro contato. Os produtos mais comuns que causam a dermatite de contato alérgica são esmaltes, perfumes, cremes, e metais.

A urticária é caracterizada por manchas vermelhas e inchadas que causam muita coceira. Pode ser aguda (quando dura menos de 6 semanas) ou crônica (quando dura mais de 6 semanas). As causas mais comuns são infecções, uso de medicamentos, alimentos, estímulos físicos (calor, sol, frio, pressão), e até doenças sistêmicas nos casos de urticária crônica.

O primeiro passo no tratamento adequado das alergias é o diagnóstico correto do tipo de alergia, pois cada tipo tem suas causas específicas.

Determinado o tipo, deve-se investigar a causa para afastar os fatores desencadeantes, quando possível. E na sequência, o tratamento correto da doença.

O profissional mais habilitado para fazer o diagnóstico entre os vários tipos de alergia de pele é o dermatologista. Algumas vezes, biópsia de pele faz-se necessária.